En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Darshana (ou darśana) é uma das disciplinas das escolas de filosofia Hindu.
A palavra em Sânscrito é formada pela raiz "drś", “visão” ou “olhar”. Seu sentido nos Vedas Hindu era justamente este, mas incluía o ponto de vista da visão de uma pessoa sagrada, ou a imagem, como uma realidade religiosa que trouxesse uma bênção especial.
Como a parte mais filosófica do Vedas, os Upanishads foram escritos na forma de contemplação, e a “darshana” faz referência também aos meios diferentes em que o Vedas podia ser visto. Estes meios cristalizaram os seis "pontos de vista, ou seis formulações ortodoxas da filosofia Hindu.
Cada darshana foi apresentado por um autor canônico na forma de sutras (aforismos) que tornou-se o ponto de referência obrigatório para maiores comentários e desenvolvimento deste ponto de vista. As escolas ocidentais da filosofia são vistas frequentemente em conflitos uma com a outra — por exemplo, platonistas e aristotélicos, racionalistas e empiricistas etc. — ao passo que o darshanas do Hinduísmo, apesar de frequentemente apresentarem articulações contrastantes, são inspirados por uma unidade ao menos implícita.
São apresentados de fato como pontos de vista, acima de tudo diferentes em perspectiva e não em conteúdo final.
Dárshanas são as escolas filosóficas do Hinduísmo. Fazem parte do Smriti e são considerados como "pontos de vista", cada qual concebido por um sábio.